sexta-feira, 15 de junho de 2018

"Olá Ana, fiz o que me pediste e marquei consulta no doutor Osvaldo, o consultório estava cheio, esperei mais de uma hora. O doutor Osvaldo quis saber do meu pensar da vida, contei da angústia de viver, da angústia de morrer, do andar por andar, do trabalho que me mata devagar sem ninguém reparar, falei dos labirintos sem saída desta cidade, da estupidez stressada do meu patrão que tem uma raiz quadrada no lugar do coração, tu sabes Ana, estou nisto e diz-me de repente o doutor Osvaldo: é depressão major! Sim Ana, nem minor nem assim-assim, diz que é major, espantei-me, disse que não estava seguro disso, que era apenas o meu jeito, nisto o doutor Osvaldo saca de um calhamaço de três quilos, anda página para a frente página para trás e diz: cá está você: depressão major, espantei-me outra vez: mas fala de mim nesse livro? E o doutor Osvaldo: em si especificamente não, mas em outros iguais a si, dá no mesmo. Honestamente Ana, acho estranho que estivessem lá pessoas iguais a mim até porque nunca conheci ninguém igual a mim, perguntei que livro era aquele e o doutor Osvaldo explicou: é o dsm, uma bíblia, aqui está você: depressão major, quatro em seis critérios de diagnóstico, preenche os requisitos, agora é só medicar conforme protocolo, e lá me passou uma receita com uns nomes esquisitos na ideia de me curar de mim, deste meu jeito de lidar com a condição humana, diz que tenho de pensar positivo, trabalhar com gosto, viajar e ser feliz, desculpa lá Ana mas não gostei assim tanto do doutor Osvaldo, sabes Ana, acho que a depressão é uma invenção do doutor Osvaldo, a minha angústia é da condição humana e cada um ajeita-se como pode, uns melhor, outros pior, eu assim, escuta Ana, se conheceres o doutor Osvaldo fala com ele, fiquei com a sensação de que ele não estava bem. Aceita este beijo meu Ana, querida Ana."

José Ferreira in "Ser no Espaço"

Sem comentários: