terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Há livros que falam baixinho, há livros que falam alto. Uns têm por si o encanto outros a força. Às vezes as palavras murmuradas impressionam mais: passado tempo ainda acordam em nós fibras adormecidas. Raul Brandão
“Eu disse: Agarra a minha mão. Por favor agarra a minha mão com a tua. Antes de te olhar, antes de descobrir a tua cara, os teus olhos, a tua perplexidade, antes de te olhar pela primeira vez, antes de te olhar, antes de mais nada, agarra a minha mão. Recebe a minha mão. Dá-me a tua mão. E tu não hesitaste e não perguntaste e não analisaste e não fizeste contas à vida. Sorriste só. A minha mão esquerda e a tua mão direita. Duas mãos segurando-se uma à outra. Duas mãos a dançar. A tua mão grande, os dedos compridos, esguios, firmes, a agarrarem a minha mão com força, a pegarem e a largarem e a apertarem outra vez e a fazerem vibrar todos os nervos do meu corpo e a darem mil voltas por trás e pela frente e pelos lados, os teus dedos entrelaçados com os meus, a abraçarem, a colarem as nossas mãos. E depois, as mãos soltas e os dedos a desbravarem os secretos caminhos entre as linhas da vida nas palmas das mãos e os braços e os antebraços nus a acompanharem a dança. São precisos dois para dançar o tango. Não era uma valsa, não. Era um tango. Um tango argentino dançado na perfeição pelas mãos de dois desconhecidos. Sem palavra alguma. nenhuma era precisa. Duas mãos a dançar. Dois estranhos segurando-se pelas mãos. Duas mãos a fazerem amor. As mãos de dois estranhos faziam amor. As mãos faziam amor. Faziam o amor.” in Mãos, Asfixia, Pedro Paixão
"A vida é um sopro." Oscar Niemeyer
IMENSA a certeza tu, de que és.
Como eu gosto de ti, ninguém o entenderia. Nem a cama esvaída que me obriga a desprender-me do corpo noutras roturas nocturnas e azedas. Nem a solidão taciturna que escorre devagar nos chuviscos flamejantes do amor. Como eu gosto de ti, nem o mundo o aceitaria. As árvores trépidas, os animais ferinos, a cadência dos lagos, mobília sisuda que ganha a morte sobre o couro crestado. Como eu gosto de ti, só a melodia do poente trova. E se a antemanhã sucumbe nas copas das sequóias - ricocheteando como uma bala célere - perfurando como um comboio alucinado - a incerteza dos teus sinais desmancha-se sobre os meus lençóis na loucura do leito. Como eu gosto de ti, só eu sei, de dentro para dentro, como um confim de baús entreabertos às galáxias chamejantes do céu da boca. Como eu gosto de ti, segredando-me da voz o rasto da tua presença, pernoitando-me de corpo fixo e amor esquivo, a temperança das tuas enchentes. Alice Turvo
Sugestão para o jantar: Batatas cozidas (ou assadas) num tabuleiro. Por cima coloquei pimento picado, reguei com azeite, temperei com sal grosso e pimenta e levei ao forno. Quando estavam quentes, coloquei os ovos e temperei os mesmos com pimenta e sal a gosto. Polvilhei tudo com migalhas de pão (sugestão: substituir por broa de milho) e coentros. Em opção aos coentros da próxima vez coloco queijo.
Empanada Fazer massa de pão. Numa frigideira colocar 2 cebolas grandes às rodelas, azeite, metade dum pimento vermelho picado, 3 dentes de alho, 1 ou 2 cravinhos, folha de louro, colorau, sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar bem. Forrar tarteira com a massa, deixando o suficiente para depois tapar. Colocar o preparado anterior no fundo, reservando o molho. Por cima dispor carapaus ou sardinhas pequenos (sem cabeça/espinha), ou filetes dos mesmos. Pode ser feita com carne picada ou restos de carne assada (peru, por exemplo). Forrar com massa, fazendo no centro 3 furos mais largos. Levar ao forno e ir colocando ao longo do tempo o molho reservado através dessas aberturas.
"Camarões Fra Diavolo" Ingredientes: Azeite 1/2 quilo de camarão cozido descascado 5 dentes de alho, em fatias finas 2-4 filetes de anchovas picados finamente Sal e pimenta a gosto 1/2 imento vermelho cortado aos cubinhos Cerca de 1/2l de concentrado de tomate 1 copo de vinho branco Oregãos a gosto Coentros picados (pode ser salsa e mangericão) Massa tagliateli Instruções Colocar numa frigideira o azeite, o alho, as anchovas e o pimento. Refogar. Acrescente o camarão e cozinhar. Juntar o tomate e o vinho. Temperar a gosto. Deixar cozinhar em lume brando cerca de 20 minutos. Entretanto cozinhar a massa. Adicionar à massa o preparado anterior, envolver bem e juntar as ervas aromáticas frescas picadas. Bom apetite :D (receita original aqui: http://www.foodnetwork.com/recipes/food-network-kitchens/shrimp-fra-diavolo-recipe/index.html)
Pasta a la putanesca = spaghetti a la putanesca = salsa a la puta = sugo alla putta!!!! Receita: Refogar os alhos picados com um pouco de azeite. Assim que começar a fritar, acrescento 2 anchovas picadinhas (lata de anchovas). Junto as azeitonas (pretas laminadas), as alcaparras, os coentros frescos picadinhos, pimenta e oregãos. Coloco finalmente polpa de tomate (normalmente reduzo tomate a puré). Deixar cozinhar a em lume brando algum tempo. Cuidado com o acerto do tempero porque as alcaparras e as azeitona são salgadas e a pimenta costuma pica. Podem acrescentar no final manjericão fresco. Cozinhar a pasta “al dente” em água com sal, escorrer e acrescentar ao molho envolvendo bem.
Lombo de porco assado Fazer golpes com uma faca, em todas as superfícies, com cerca de 1 dedo entre eles. Massajar com sal e alho picado. Selar em azeite. Por no forno a assar num tabuleiro, derramando por cima o azeite que foi reservado. Costumo colocar por baixo um pouco de alho picado e pimenta, e polvilho pimenta por cima. Enjoy!!!!
bolachinhas de Natal RECEITA: 3 ovos 500g de farinha 300g açucar 250g margarina/manteiga 2c. chá fermento Misturar essência de baunilha (opcional) Adicionar amêndoa ralada, massapão caseiro, sumo e raspa de limão, especiarias, chocolate, etc a gosto
porque não estás - abraço-me, como se fosses tu que aqui estivesses.
Pãezinhos Recheados! Abrimos os pães e retiramos parte do miolo. Rechear com o que se quiser. Estes levaram pimento, tomate, salsa, oregãos, queijo, alho e cebola e tempero a gosto (pimentas, sal e noz moscada), reguei com azeite e forno com eles. Ao fim de 10 minutos coloquei o ovo por cima e foram o tempo necessário para o escalfar. Depois noutros misturei linguiça no mesmo recheio. Podem ser recheados com aproveitamento de restos de comida do dia anterior, por exemplo, como carne picada. A imaginação é o limite :)
Doce de ovos e laranja Ingredientes: 6 ovos 250g de açúcar sumo e raspa de 2 laranjas 1 c. chá fermento em pó Canela em pó Preparação: Bater os ovos com o açúcar, juntar o sumo e a raspa de laranja e a colher de fermento. Deitar num pirex e levar ao forno polvilhado de canela. Servir bem frio.
Welcome to the lobotomy ladies... Men had the right to demand their wives or daughters be lobotomized against their will.. So that will teach you to be cheerful while you scrub the floors.. (Joseph Kennedy, father of JFK, had his daughter lobotomized.
Biscoitos (bolachinhas) de amêndoas Ingredientes: 200g de amêndoas picadas 200g de açucar 200 de farinha 3 ovos Preparação: Abrir um buraco na farinha, juntar o açucar batido com os ovos, e depois a amêndoa picada. Amassar tudo e juntar água ou farinha até estar moldável. Esticar, cortar em cubos, rectângulos ou noutro formato e levar a forno médio até ficar dourado (forma barrada com manteiga e polvilhada com farinha, ou forrada com papel vegetal). Eu como sou preguiçosa ponho tudo junto numa forma ;)
da ya think i'm sexy?
Muffins de frutos silvestres: Ingredientes: • 2 ovos • 2 copos de farinha • 1 copo de açúcar mal cheio • 1/2 copo de manteiga • 1/2 copo de leite • 2 c.chá de fermento • 1 c.chá de mel • 1/2 c.chá de sal • 2 copos e meio de de frutos silvestres Preparação: Bata a manteiga levemente derretida com o açúcar até ficar homogéneo. Adicione os ovos um a um e continue a bater. Junte a farinha, o fermento e o leite alternadamente. Junte as frutas e envolva bem. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Verta a massa para um tabuleiro com formas individuais para fazer queques. Leve ao forno bem quente por 30 min. Após 10 min pode baixar o forno para 180ºC.
Receita Biscoitinhos de Aveia: 3/4 chav. farinha de trigo 3/4 c. chá fermento pó 1/4 c. chá canela pó 1/2 cháv. manteiga 1/2 cháv. açúcar amarelo 1/2 cháv. açucar branco 1 ovo 1 cháv aveia em flocos (piquei parte) Bater todos os ingredientes num liquidificador. colocar numa assadeira untada de 30 x 20 cm. Assar por 30 cm ou até o palito sair limpo. Arrefecer por 10 min. e cortar em quadradinhos de 5cm. Eu estiquei com o rolo e usei moldes de corte. (são os redondos mais pequenos).